Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As primeiras conquistas do homem.

 O homem, antes de  ser camponês e criador, apenas extraía o que a natureza lhe pudesse oferecer, nômade, sem delimitar espaço seu. Era pescador-caçador e pertenceu a um tempo que denominamos paleolítico, onde nenhuma instituição social estava formada. Mas alguma coisa já começava a se delinear. Ao se abrigar numa caverna, sua primeira morada, e assistir estarrecido a um raio, numa tempestade, arrasar com uma árvore, o que poderia pensar?... Talvez aí começasse a ideia do sobrenatural. Mas ei-lo, na gravura acima, a pintar numa pedra da caverna com meios rudimentares. Seria ele o progenitor dos grandes artistas.
****************************************

O fogo, esse poderoso e misterioso elemento caído do céu, é considerado de origem divina.  Para honrá-lo, os homens das palafitas organizam uma dança sagrada.
****************************************
O homem se desenvolve e começa a polir a pedra e fabricar vasos de barro. Restos do pouco que ele criou permanecem até hoje, desenterrados por estudiosos, para testemunhar os primeiros passos de nossos ancestrass na senda do progresso. Com a ideia da propriedade, o homem deixa de ser nômade e constrói casas para se abrigar. E com elas as cercas e as defesas, hoje ainda tão necessárias ante o desrespeito ao que pertence aos outros em certos lugares.
****************************************
Assim imaginamos uma cerimônia fúnebre da época neolítica: as práticas mágicas que a acompanhavam demonstram o quanto seja antiga a crença numa vida após a morte.
****************************************
A descoberta dos metais veio dar novo impulso à civilização humana. Os primeiros ferreiros podiam somente trabalhar os materiais mais flexíveis, como o cobre e o estanho.
****************************************
Os agricultores da época neolítica contentavam-se em afundar a semente em pequenos buracos, praticados no terreno por uma rudimentar cavadeira de pedra. Como caçador, o homem vivia lutando não só com os animais em sua volta, mas em embate constante com a natureza, por vezes hostil.
****************************************
E assim, aos poucos, e em meio a grandes dificuldades, o homem foi evoluindo. Hoje falamos de cibernética e tecnologia de ponta. Mas em termos comportamentais, evoluimos na mesma medida? Quando um ser humano mata outro por uma pequena quantia, ou por uma vingança sórdida, o que dizer deste progresso tão doloridamente alcançado e com tantas mortes e desgraças no caminho?... Será este homem melhor do que o homem das cavernas?...
****************************************
Fonte: Enciclopédia  Trópico, Tomo I, documentário 14.
****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário