Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Elisabeth I da Inglaterra.

 Elisabeth sendo levada à abadia de Westminster para ser coroada. Tinha 25 anos.
****************************************
Henrique VIII queria um herdeiro de Ana Bolena, a segunda esposa de cinco. O voluntarioso rei atritou-se com a Igreja Católica e resolveu fundar a sua própria, a Anglicana, pois a primeira não considerara nulo seu primeiro casamento com Catarina de Aragão. A sucessora Ana só teve tempo de lhe dar uma herdeira, Elisabeth, pois subiu ao patíbulo acusada de traição, ou algo arranjado.
O monarca casou-se com Jane Seymour e finalmente teve o herdeiro, Eduardo. Mas quando ele morre o filho tem apenas dez anos. O reino atravessa regências, mas o menino também morre aos quinze anos. Isso abre o trono para Maria Tudor. As leis do gordo rei são revogadas e o catolicismo retorna. Em 1558 Maria, chamada "A Sanguinária", morre. E ascende ao trono Elisabeth, a filha do oitavo Henrique com Ana Bolena. Aos 25 anos, atravessados na sombra, adquirira cultura e conhecimento para governar a Inglaterra.  Elisabeth restabelece o Anglicanismo e passa a ser a chefe da igreja no seu país. O papa, de Roma, a excomunga, como fora feito com o pai.
Mas parte da nobreza católica está insatisfeita. Trazem da Escócia a católica Maria Stuart e tramam para que ela substitua Elisabeth. Esta, mais esperta, encarcera a prima por dezoito anos até mandar executá-la.
****************************************    
 A decapitação de Maria Stuart.
****************************************
Elisabeth centraliza em si todo poder e reina absoluta. Com ela surgem indústrias de construção naval, de minérios como o ferro e o estanho e sua nação prospera. Em 1600 ela funda a Companhia das Índias Ocidentais  e parte para conquistar terras inexploradas no mundo.
Drake circunavega a terra serviço da rainha. Na América é fundada a Virgínia, nome dado em homenagem à rainha "virgem", que nunca casou. Mas a corte sabia dos seus casos amorosos. Corsários ingleses atacam galeras espanholas abarrotadas de ouro das Américas e dão roteiro para os filmes do futuro.
A França, preocupada, declara guerra ao poderio inglês e prepara uma armada que denomina "invencível". Mas os britânicos vencem e fica cada vez maior a glória de Elisabeth. Até morrer, em 1603, a monarca vê a Inglaterra ser a dona dos mares e da economia europeia. Seu legado estava cristalizado e perene. 
Elisabeth foi sucedida pelo primo Jaime I.
**************************************** 
Elisabeth I da Inglaterra e Irlanda nasceu em 1533 e faleceu em 1603 com setenta anos. Reinou absoluta por 45 anos. Elisabeth II, quatro séculos depois, é hoje a rainha da Inglaterra. 
****************************************
Fonte: Enciclopédia Conhecer - Tomo I.
****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário