Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Victor Hugo.

Victor Hugo estudou os tipos humanos da sua época, os pobres de Paris, que serviriam de base para sua obra-prima "Os miseráveis". 
****************************************
O escritor e poeta francês aos dezesseis anos.
****************************************
Victor Hugo (Besançon-França 1802- Paris 1885).
"Eu tive em minha loira infância, ah, demais efêmera, três mestres: um jardim, um velho padre e minha mãe!..."
Com 14 anos Victor já lera os livros de René de Chateaubriand (1768-1848), o grande iniciador do romantismo francês.
****************************************
No século XVIII o romantismo procurava substituir o classicismo na Europa. Victor Hugo denominou Shakespeare "o maior criador depois de Deus". Em 1822 Victor casa com a companheira de infância Adele Foucher. Virão cinco filhos.
OBRA:
Poemas: Odes e Baladas Orientais, Odes e Poesias Diversas, Folhas de Outono, Cantos do Crepúsculo, Vozes Interiores.
Romances: Hans de Islândia, O último dia de um condenado, Notre Dame de Paris, Claude Gueux, Os miseráveis.
Peças teatrais: Cromwell, Marion Delorme, Lucrécia Bórgia, Maria Tudor.
Sua obra é vasta e copiosa. Separa-se de Adele em 1833 e se une à atriz Juliette Drouet, que o acompanha até a morte. É eleito para a Academia Francesa de Letras em 1841, já conhecido na Europa. Em 1845 torna-se membro do Senado francês.
Quando Napoleão III instaura nova ditadura monárquica na França, ele se rebela e é obrigado a fugir para Bruxelas, onde curte um exílio de 18 anos. 
****************************************  
 
Do período de exílio são os seus três melhores romances: Os trabalhadores do mar, O homem que ri e Os miseráveis, onde ele descreve com maestria a pobreza material e de espírito do sofrido povo francês, submetido tradicionalmente a monarquias despóticas e corruptas.
Proclamada a Terceira República ele retorna a Paris. Elege-se senador em 1876.  Juliette morre em 1883 e, dois anos depois, o "velho leão" a segue. "É este o combate entre o dia e a noite", diz ele ao morrer.
****************************************
As netas representaram sua fonte de inspiração para Victor escrever "A arte de ser avô", publicada em 1877.
****************************************
Em seu testamento escreveu: "Dou cinquenta mil francos aos pobres. Desejo ser levado ao cemitério em um carro fúnebre, refuto a oração de qualquer igreja, rogo as preces de todas as almas. Creio em Deus!"
****************************************
Fonte: Enciclopédia Conhecer, Tomo X, 1968.
****************************************
Alguns leitores me pedem mais profundidade e volume nos meus alfarrábios. Mas o objetivo revela-se exatamente o contrário. A Internet, estou convicto, é uma fonte de consulta rápida. Procuro dar tintas, para que o leitor em pouco tempo tenha uma visão geral do conteúdo do dia. Por isso costumo usar a expressão Pílulas, que significa algo compacto e ligeiro. Este é, na verdade, o objetivo do meu blog. Instruir e entreter sem ser maçante, com pinceladas rápidas, mostrando somente o mais importante, dentro, obviamente, da minha pequena concepção. Não poderia fazer uma tese de doutorado aqui, pois tenho certeza de que só lê tese de doutorado quem precisa dela para viver ou aquele mesmo que a faz. Creio estar agradando dentro de minhas limitações, a meus seletos leitores. Mas as sugestões sempre serão bem-vindas, seja em forma de e-mail ou de comentário. Um abraço para todos.
****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário