Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O rei Arthur e e os cavaleiros da távola redonda.

 O mago Merlim doou à bela Genebra, como dote em seu casamento com o rei Arthur, uma enorme mesa redonda, a távola, onde se reuniriam os mais nobres e destacados cavaleiros. À direita do rei havia uma cadeira vaga, o "Assento perigoso". Nele só poderia sentar o cavaleiro sem mácula.
****************************************
Os autores bretões De Troyes e De Boron narraram as aventuras do rei Arthur de Gales e de seus cavaleiros. Misto de lenda e história entre os séculos IX e XIII.
Bretões e galeses procuravam um novo rei, pois Uther Pentragen morrera sem herdeiro. Os barões duelavam entre si, pois cada um deles desejava a coroa. Merlim, o mago e sábio, respeitado no reino, acaba com as contendas. O rei seria quem tirasse de um rochedo a encantada espada Escalibour, aparecida misteriosamente numa praia galesa. Os nobres se abalam, mas nenhum consegue mover a magnífica espada encrustada na rocha. A praia fica deserta no fim da tarde e aparece um jovem forasteiro montado num belo cavalo baio.
Percebe a espada, cavalga até ela e a tira facilmente. O nome Escalibour cintila na lâmina. Na pedra estava gravado: Quem empunhar esta espada reinará em Camelot.
Arthur vai à cidade e volta com os barões. Recoloca a espada na rocha. Todos procuram tirá-la, mas em vão. Ele repete o ato facilmente. Merlim aparece e proclama:
-- Tu és Arthur, filho perdido de Uther. Serás soberano de Gales e de toda a Bretanha. Farás leis justas e costumes novos.  Restaurarás a Igreja e se reunirão em tua volta os mais nobres cavaleiros da nação. 
E assim Arthur foi proclamado e coroado rei em Camelot.
****************************************

Lancelot, cavaleiro do rei, derrota Caradoc, o gigantesco e feroz senhor da "Dolorosa Guarda", que prendia e matava cavaleiros errantes. A fortaleza passou a ser chamada, então, de "Jubilosa Guarda".
****************************************
Os cavaleiros de Arthur varreram a Bretanha, livrando-a de salteadores e vilões.  Nessa luta se aprofundaram na Escócia e a tomaram. Arthur contrai núpcias com Genebra, filha do rei da Cornualha, a mais bela jovem bretã. No grande salão do palácio Merlim espera o rei e os nobres numa enorme mesa redonda:
-- Aqui, lado a lado, sentar-se-ão os mais nobres cavaleiros, que defenderão  o rei e a Igreja. A poltrona vaga do lado direito do rei só poderá ser ocupada por um cavaleiro sem mancha, que será encarregado da busca do santo Graal, a taça sagrada onde José de Arimatéia recolheu o sangue de Cristo.
Os cavaleiros, então, juraram fidelidade ao rei e à Ordem da Távola Redonda.
****************************************
Um castelo só poderia ser conquistado se um cavaleiro passasse por uma enorme lâmina disposta num abismo. Lancelot consegue atravessar e toma a fortaleza para o rei Arthur.
****************************************
Os cavaleiros mais destacados foram Sir Lancelot do Lago,  Sir Gauvain, Sir Tristão da Cornualha, Sir Astor e Sir Palámedes. 
Ocorre que Lancelot amava Genebra, a rainha esposa de Arthur, sendo correspondido. No entanto, nenhum dos dois deixou de ser leal a Arthur. 
Sempre que Arthur é ameaçado tem em Lancelot seu primeiro defensor. Mas muitos nobres invejavam o corajoso cavaleiro e conseguiram envenenar o coração do rei com dúvidas sobre a fidelidade da esposa. Lancelot é banido do reino, mas o mal-entendido é desfeito por Merlim e Lancelot retorna ao seu posto de defensor do rei. 
****************************************
Os torneios ficaram famosos na corte do rei Arthur.

Tristão da Cornualha cavalga pensativo pela praia. Lancelot, para reanimá-lo, desafia-o para um duelo. O desafiante sai vencedor, mas os dois voltam a Camelot irmanados.
****************************************
 Os torneios eram honra e glória na corte do rei Arthur.
****************************************
E chega a Camelot um jovem louro, de nome Galahad. Merlim o atende a avisa a todos que ele é o futuro cavaleiro sem mácula que será encarregado da busca do Santo Graal.
Galahad extraira de uma pedra próxima de um rio uma bela espada, do mesmo modo que o rei. Era mais um artifício de Merlim, que colocava na espada poderes encantados. O jovem é sagrado cavaleiro por Arthur e correrá a Bretanha em busca do santo Graal. Só retornará depois de achá-lo, passando a ocupar a cadeira ao lado direito do rei. 
****************************************
Galahad encontra junto ao rio um misterioso barco. Ele o ocupa e desce a corrente.
****************************************
Todos os nobres saem à procura da sagrada taça. Mas quem deverá achá-la é Sir Galahad, que encontra o Graal em uma pequena capela em um bosque distante. Ali a taça permanecerá guardada por nobres cavaleiros destacados pelo rei, sob o comando de Sir Percival. Galahad retorna a Camelot e ocupa o seu lugar na Távola.
****************************************
Mas sem os nobres Arthur fica desprotegido. E um sobrinho, Mordred, que almeja o trono, transpassa o corpo do rei, à traição, com sua espada. Arthur, antes de morrer, pede que seu escudeiro jogue no mar a espada Escalibour. Uma mão misteriosa a toma, quando ela vai encontrar a superfície cristalina. Era mais um prodígio de Merlim, que não pudera evitar a morte de Arthur. Mas Mordred tem seus dias contados, pois os cavaleiros da Távola retornarão. Sobre ele já pesa a ira da espada de Lancelot.
****************************************
Documentário 18 do Tomo I da Enciclopédia Trópico.
****************************************

Um comentário:

  1. Lancelot nunca venceu tristão , eles lutam ate a exaustão , e não há um vencedor.

    ResponderExcluir