Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 2 de abril de 2011

Instrumentos musicais antigos.

O deus egípcio Toth, passeando certo dia pelas margens do rio Nilo, descobriu uma carapaça vazia de tartaruga, que possuía ainda presos a si, tendões e nervos que o ar, filtrando por entres eles, fazia vibrar de modo a produzir agradável som.
****************************
No antigo Egito os músicos entretinham os faraós com músicas de instrumentos mais ou menos de percussão, que também eram empregados nas cerimônias religiosas.
******************************************************
Instrumentos musicais assírios e babilônios. Da esquerda para a direita, pendurados: harpa de chão, tímpanos, tambor e harpa de ombro. Sobre a mesa: cornetas e trompa.
********************************************************
Instrumentos musicais chineses e hindus: os primeiros cinco à esquerda são chineses. A flauta e a trompa ao centro são indochineses. Os quatro à direita são hindus.
****************************************************
A Mitologia indica Mercúrio, deus protetor do comércio, como o inventor da lira. Apolo, deus da música e da poesia, inventou a harpa. Um tipo particular de flauta, a seringa, era tocado quase que exclusivamente pelos pastores da Grécia, e considerado preferido por Pã, deus dos bosques.
*******************************************************

Os romanos importaram os instrumentos musicais da Grécia e imitaram-nos, dando preferência sobretudo às trompas, das quais criaram novos tipos: a tuba e a buzina, que eram usadas nas batalhas, jogos e solenidades.
**************************************
Na Idade Média, os menestréis usavam distrair as damas e cavaleiros, cantando doces canções de amor, que acompanhavam com o som das rebecas e das violas.
**************************************************
A sanfona, chamada em francês vielle, pertencia à classe dos instrumentos chamados de roda. É tocada ainda hoje por alguns camponeses europeus, e por algum músico da Sabóia.
**************************
Pesquisa: Enciclopédia Trópico,
Tomo VII, documentário 336.
**************************


3 comentários:

  1. Visitei seu blog e gostei muito! Parabéns! Com certeza, uma excelente fonte de informações para quem gosta de pesquisar. Voltarei mais vezes, com certeza! Um abraço para você Roberto.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a sua matéria sobre instrumentos musicais, e um excelente ponto de partida para quem deseja se aprofundar mais no assunto. Obrigada por partilhar seus interesses pois eles certamente são os de muitas outras pessoas, como eu. Um abração e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. otimo esse blog fazia horas que estava pesquisando sobre isso , enfim achei o q eu queria!

    ResponderExcluir