Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os 12 trabalhos de Hércules.

Hércules leva o cão Cérbero, dos Infernos, até o rei Euristeu.



O herói muda o curso de um rio para limpar os estábulos do rei Áugias.
O centauro Quirão foi o preceptor de Hércules na infância, nas florestas da Grécia.
***************
Da série: Curiosidades da Mitologia Greco-romana V.

Hércules foi o mais famoso herói grego, dotado de força prodigiosa, tanto que a expressão hercúleo (fortíssimo) é empregada na língua portuguesa.
Filho de Zeus, o deus dos deuses, e Alcmena. Aos oito meses, demonstrando força incomum, que só poderia ser presente do pai, matou duas serpentes que Hera, a esposa de Zeus, mandara colocar em seu berço para matá-lo. A deusa queria se vingar da traição do marido.
Já adulto, participou da expedição dos Argonautas no navio Argos, sob o comando de Jasão, na busca do tosão, ou velo, ou velocino de ouro (pêlo de um carneiro em ouro).

A deusa Hera, esposa de Zeus.

Acometido de um ataque de loucura provocado por Hera, Hércules matou seus três filhos. Consultou o oráculo, que definiu que o herói se submetesse a Euristeu, rei da Argólida. Este determinou que Hércules levasse a efeito doze trabalhos quase impossíveis, que ele executou com coragem e força.
Estes trabalhos são classificados em duas séries. A primeira série de seis foi realizada no Peloponeso.
***************
1 - O leão de Neméia:
Na Argólida, um enorme leão devorava pessoas e rebanhos. As flechas não entravam no corpo do animal. Hércules conseguiu fechar uma das saídas do bicho, agarrando e estrangulando o leão. Usando as próprias garras da fera, esfolou a pele e passou a usá-la. Zeus interferiu e colocou o que restara do leão numa constelação.
***************
2 - A Hidra de LERNA.
Lerna é uma região da Argólida onde uma hidra, serpente com nove cabeças e hálito venenoso, aterrorizava os habitantes. Euristeu mandou que Hércules a matasse As cabeças renasciam se cortadas e a cabeça do centro era imortal. Hércules utilizou contra ela flechas em chamas. Além disso, pediu ao sobrinho Iolau, condutor de sua biga, que pusesse fogo à floresta onde vivia o monstro. Assim, cada vez que Hércules flechava e cortava uma cabeça, as árvores em chamas impediam que os tecidos se reconstruíssem e a cabeça pereceu. Com o sangue da Hidra, o herói envenenou suas flechas, tornando-as mortíferas. Depois cortou a cabeça imortal e enterrou-a sob enorme rochedo. Segundo uma versão, o centauro Nesso teria usado o sangue da Hidra para fazer a poção que acabou matando o herói.
**************
3- O javali de Erimanto.
Erimanto era o nome de uma floresta da Arcádia, onde vivia um monstruoso javali que devastava a região. Hércules, aos gritos, o forçou a sair da toca e o perseguiu. Depois de fatigá-lo sob todos os modos, capturou-o e o levou nos ombros até Micenas.
**************
4- A cerva Cerinita.
Cerva de pés de bronze e chifres de ouro, que vivia no monte Cerineu, na Arcádia. Tão veloz que nenhum homem podia alcançá-la. O herói a perseguiu durante um ano. O bicho, cansado, ao atravessar um rio, foi ferido levemente por uma das flechas de Hércules. Perdeu a velocidade, sendo conduzida nos ombros do grego até o rei.
*******************
5- Os pássaros do lago Estinfalo.
O lago, de espessa vegetação, abrigava uma estranha espécie de pássaros. Tinham penas de aço e devoravam todos os frutos da região. O herói, contra eles, utilizou castanholas de bronze que ganhara de Atena, sua deusa protetora. Assustadas com o barulho as aves foram deixando o esconderijo, uma a uma, até que Hércules as matou todas.
***************
6 -Os estábulos do rei Áugias.
Rei da Élida. Possuía imenso rebanho de bois e os estábulos estavam lotados de excrementos. Hércules conseguiu mudar o curso do rio próximo, que passou pelos estábulos, limpando-os.
***************
Os trabalhos da segunda série ocorreram no resto do mundo.
***************
7- O touro de Creta.
Minos era o rei de Creta, cujos habitantes sofriam com a força de um touro enfurecido mandado por Posseidon, deus dos mares. O herói, com força descomunal, dominou o animal e o levou ao rei. Ofereceram-no em oferenda a Juno, mas esta recusou, pois Hércules era filho de uma das amantes do marido. O touro, amansado, não mais incomodou os habitantees de Creta e foi depois morto por Teseu.
**************
8- Os quatro cavalos de Diomedes, na Trácia.
O rei Diomedes alimentava seus cavalos com carne dos estrangeiros que se aventurassem por seu país. Hércules fez os cavalos correrem até Diomedes, que foi morto pelos próprios animais. Em seguida os domou e os levou a Micenas.
***************
9- O cinto de Hipólita, na Cítia.
Hipólita foi uma famosa rainha das amazonas. Um cinto era o símbolo do seu poder, mas a filha de Euristeu, Admeto, cobiçava a jóia. O rei mandou Hércules buscá-la. Acompanhado de alguns amigos, o herói aprisionou Melanipa, irmã da rainha, e obteve o cinto como resgate.
***************
10- Os bois de Gerião, no extremo oriente.
Gerião era uma pastor gigante que possuía um enorme rebanho de bois. Após acidentada viagem, Hércules dominou os cães que guardavam os animais e aprisionou os bois. Hera dispersou-os pelos campos, mas Hércules levou alguns a Euristeu, que os sacrificou à deusa. Esta decidiu aceitar a oferenda e o trabalho foi dado como terminado.
***************
11- Os pomos de ouro das Hespérides.
Eram três ninfas da poente, filhas da Noite. Guardavam os jardins dos deuses, onde Hera cultivava pomos de ouro. No caminho Hércules encontrou o gigante Atlas, que carregava nos ombros a abóbada celeste. Ofereceu-se para segurá-la, enquanto o gigante Atlas iria roubar os pomos. Ele voltou com os frutos, mas não queria voltar a arcar com o peso da terra. Hércules, então, pediu-lhe que segurasse por um momento, enquanto ele ajeitava as sandálias. O tolo do gigante caiu na esparrela e o herói voltou a Euristeu com os pomos.
**************
12- O cão Cérbero nos infernos.
O cão Cérbero tinha três cabeças venenosas. Guardião dos Infernos, morava ao lado do rio Aqueronte. Deixava as almas entrarem, mas as impedia de sair. Quanto aos mortais que por ali se aventurassem, despedaçava-os. Euristeu encarregou o herói de trazer-lhe o cão. Hércules foi até Hefestos, seu tio, deus das profundezas infernais, e obteve dele permissão para capturar o cão, desde que usasse somente uma couraça e sua pele do leão. Hércules conseguiu apertar o pescoço do animal, deixando-o desacordado. Levou-o até Euristeu e depois o reconduziu aos Infernos.
Estava terminado o castigo de Hércules que o oráculo previra.
***************
Nos Infernos Hércules encontrou a alma do amigo Meléagro, que lhe pediu que casasse com a irmã Djanira. Assim foi feito. Quando a moça tentava atravessar um rio, o centauro Nesso a carregou para a outra margem e quis violentá-la, pois julgou que o marido, logo atrás, não conseguiria atravessar a corrente. Mas Hércules matou o centauro com uma flecha certeira.
Nesso, agonizante, deu à mulher uma poção mágica, para que a usasse se o marido tentasse abandoná-la, pois assim ele retornaria.
Passou o tempo e Hércules enamorou-se de Íole, filha do rei da Ecália, e quis deixar Djanira. Esta embebeu na túnica o filtro que havia recebido do centauro. Quando Hércules vestiu a pele, esta queimou-o como fogo. Filho de Zeus, o herói foi elevado ao Olimpo e Djanira se suicidou.
No Olimpo, Hércules reconciliou-se com Hera e casou-se com Hebe, a deusa da juventude eterna.
Morte do centauro Nesso.

Hércules é elevado ao Olimpo e a mulher se mata.
Hércules sobe até o Olimpo, onde casa com Hebe.*******************


Nenhum comentário:

Postar um comentário