Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 17 de julho de 2010

Um mestre da literatura universal.

HAMLET - O fantasma do pai de Hamlet, rei da Dinamarca, aparece ao filho e lhe avisa que foi assassinado.
***************

William Shakespeare.
*****************
Literato, teatrólogo, poeta e dramaturgo inglês que criou personagens inesquecíveis. Nasceu na cidade de Stratford-on-Avon em abril de 1564, de uma família de mercadores.
Aos vinte anos foi para Londres tentar a fortuna no teatro, mas se viu obrigado a guardar cavalos. Felizmente suas peças, escritas para o gosto dos londrinos e do incipiente teatro da época, logo foram aceitas com entusiasmo de povo e crítica, o que lhe amenizou as dificuldades financeiras.
A monarquia o cumulou de favores e honrarias ainda em vida.
***************

Shakespeare construiu o primeiro teatro dentro das muralhas de Londres. Suas peças e seus personagens cheios de vícios e virtudes fizeram muito sucesso.*************
Rico e reconhecido, Shakespeare saiu de Londres e retornou ao seu torrão natal, onde morreu a 23 de abril de 1616. Estava com 52 anos. É considerado um dos maiores gênios da humanidade na literatura, poesia e teatro.
***************
Sua obra:


Sonho de uma noite de verão.Quatro jovens, dois rapazes e duas moças, se encontram num bosque numa noite de verão.
Casam-se, mais o duque de Atenas e a princesa das amazonas. Gente do povo, para homenagear os casamentos, encena uma peça teatral, de má qualidade, que quer ser trágica e se torna cômica. Fadas, duendes e mitos da noite desfilam na história, em que uma rainha se apaixona naquela noite por um camponês com cabeça de burro, que um duende divertido lhe colocara.
***************
REI LEHAR - O rei, expulso pelas filhas, vaga na noite tempestuosa acompanhado pelo seu fiel bobo da corte. Afastado no apogeu de sua glória, ele enlouquece. Ao final a filha Cordélia, responsável maior pelo seu afastamento, é enforcada. Ele morre tentando salvá-la.
***************
A MEGERA DOMADA - Catarina é uma jovem dotada de um gênio terrível que afasta todos os pretendentes. A sua doce irmã Bianca se desespera, pois o pai só permite que ela case depois que Catarina arrumar marido. A megera realmente arranja um, o rude Petruchio, que consegue domá-la depois de mil peripécias e muito sofrer na mão dela. Bianca, assim, pode se casar. Esta peça já foi utilizada pela Rede Globo de Televisão, numa novela chamada "O machão", em que Petruchio é interpretado por Antônio Fagundes e Catarina por Maria Isabel de Lisandra. Esta novela foi depois repetida com Eduardo Moscovis e Adriana Esteves. No cinema de Hollywood, Richard Burton e Elizabeth Taylor interpretraram os dois personagens centrais.
***************
HAMLET - O fantasma do pai de Hamlet, rei da Dinamarca, aparece ao filho e pede que ele se vingue da mãe e do tio. Este, Cláudio, assassinou o rei e casou com a rainha viúva. Hamlet simula loucura para despistar a desconfiança do tio. Mas, ao tentar matar Cláudio, engana-se e mata o pai de sua amada Ofélia. Ela enlouquece e se afoga num rio. Ao final, Hamlet consegue se vingar, matando o usurpador. A mãe se suicida com o próprio veneno que preparara para o filho.
No ato terceiro da peça, Hamlet recita um poema em que aparece a famosa frase: Ser ou não ser, eis a questão!... Está em dúvida como agir em relação ao assassinato do pai.
**************

ROMEU E JULIETA - Duas famílias inimigas, os Montechio e os Capuleto. Dois jovens que se amam, ela Capuleto e ele Montechio. A tragédia os assalta e os dois se suicidam, após serem casados por um frei. Nunca aconteceu em Verona uma história tão triste.
***************
OTELO, o mouro de Veneza - tragédia que relata o crime de Otelo, que mata a mulher Desdêmona num acesso injustificado de ciúme.
**************


MACBETH - Ao retornar da guerra, Macbeth e o amigo Bânquio encontram três feiticeiras, que lhe auguram glória e poder. Ao chegar ao lar, tanto ele como a esposa se envolvem em crime e traição. Ele mata o rei da Escócia, Duncan, que viera visitá-lo no seu castelo. A mulher recrimina os lacaios, que estariam bebâdos. Macbeth manda matar também seu amigo Bânquio. Lady Macbeth, ao ver que seus crimes e do marido começam a ser descobertos, se suicida. Macduff, um nobre fiel ao rei morto, luta com Macbeth e o mata, cortando-lhe a cabeça. As feiticeiras, afinal, haviam enganado Macbeth.
***************
Outras obras: Titus Andronicus, Tudo está bem quando termina bem, Ricardo II, Ricadro III, As alegres comadres de Windsor, Muito barulho por nada, Como lhe apraz.
E muitas outras peças de teatro.
***************
Fonte: Enciclopédia Trópico
.***************

Nenhum comentário:

Postar um comentário